11 maio 2008

A-ha o Inicio


Originalmente, Paul tinha usado a palavra 'a-ha' como o título de uma canção. Ele alternava entre a-há e a Hem-' após Morten ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul. , ele se deparou com o nome de A-ha. "Isso é um grande nome. Isso é o que nós devemos chamar a nós mesmos."
Depois de pesquisarem dicionários em várias línguas, eles descobriram que "a-ha" é uma forma internacional de expressar reconhecimento, com conotações positivas. Foi curto, fácil de dizer e incomum.

a-ha - "Take on Me" e "Hunting High and Low"
"Take on Me" foi a primeira canção que Morten Harket ouviu Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy tocarem. Naquela época a música foi chamada de "Lesson One". Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, "Take on Me" tornou-se um sucesso em ambos os lados do Atlântico em 1985 e foi o melhor segundo single mais vendido em 1985. O primeiro lançamento da canção em 1984 não foi um grande sucesso, mas depois de algumas canções foram remixadas pelo produtor Alan Tarney um ano mais tarde, vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo inteiro em uma semana. Eventualmente, o single "Take on Me" foi estimado ter vendido 7-9 milhões de cópias no mundo todo, mas chegou a um lugar na Billboard Hot 100 E.U. e número dois no UK Singles Chart. As vendas foram ajudados em os E.U. por um videoclipe na MTV que imitou a perseguição do caminhão do filme de Terry Gilliam Brasil e a cena clímax do filme de Ken Russell Altered States. O vídeo lápis usado animação sketch combinação de ação conhecida como "rotoscopia" (na qual o vídeo é o primeiro tiro no vídeo normal, então cada quadro é traçado sobre a mão para dar o efeito de animação) que conta uma história de suspense fantasia para a música . Em 1986, o MTV Video Music Awards "Take on Me" venceu em seis categorias. Também foi nomeada para Melhor Vídeo do Ano em 1986 American Music Awards.

O single seguinte a "Take on Me" foi "The Sun Always Shines on TV".nos E.U., a canção atingiu o número vinte na Billboard Hot 100 e chegou a dezessete o número de Airplay Radio & Records. Além disso, o videoclipe para a canção venceu em duas categorias no 1986 MTV Video Music Awards.

um-sucesso americano ha culminou na sua indicação ao Grammy 1986 em uma cobiçada categoria Melhor Artista Novo, que acabou sendo vencido pela Sade.

" "The Sun Always Shines on TV" foi o último single da banda a figurar no Top 40 da revista da Billboard e até hoje nos Estados Unidos o a-ha é lembrado pelo público em geral quase que totalmente por causa do sucesso singular de "Take on Me ". Como tal, a banda é freqüentemente considerada como uma "banda de uma só canção ". No Reino Unido (e muito do resto do mundo), no entanto, a história foi muito diferente: "The Sun Always Shines on TV" foi um sucesso ainda maior entre os fãs britânicos do que "Take on Me", chegou ao número um. Na Austrália, como no Reino Unido, um sucesso-ha continuou com "The Sun Always Shines on TV" e foram consistentemente popular em toda a década de 1980.

O álbum de 1985 Hunting High and Low, contém "Take on Me" e "The Sun Always Shines on TV", foi um best-seller mundial. Em os E.U., vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou certificação de platina pela RIAA. A partir de 2005, Hunting High and Low já vendeu 8 milhões de cópias em todo o mundo

0 comentários: